quarta-feira, 3 de julho de 2013

Baden Baden Chocolate Beer


Procedência: Brasil
Teor alcoólico: 6,0% vol.
Descrição no rótulo: cerveja forte escura com aroma de baunilha tipo ale.
Ingredientes: água, maltes de cevada, malte de trigo, cacau em pó (carboidratos), lúpulo e aroma natural de baunilha.
Recipiente: garrafa (600 mL)
Vai bem com: "sobremesas de chocolate, como brownie, petit gateau e panna cotta de chocolate, sobremesas de frutas, sorvete de creme e tiramisù."
Onde foi comprada: Pão de Açúcar da rua Prof. Serafim Orlandi, São Paulo.
Preço: R$15,29

Minha opinião: abrindo a garrafa, já vem o aroma gostoso de chocolate, toffee e um pouco de baunilha. Ao despejar-se no copo, é possível ver que é bastante opaca, de um marrom bem escuro. Forma espuma bege que vai se desfazendo e revelando que não economizaram cacau na receita. O sabor é gostoso, tem muita presença de chocolate amargo. É bem carbonatada, o que a torna um pouco mais leve e ajuda a equilibrar o dulçor bastante presente.

Ao beber, a impressão que tive é a de que ela é para o paladar a versão achocolatada das fruit beers (como a Bacchus Frambozenbier): quando nós, brasileiros bebedores de pale lager e aspirantes a bebedores de ale, nos deparamos com um aroma/sabor "diferente", isto é, que foge do canônico malte-lúpulo-levedura, parece que a bebida no nosso copo nem é cerveja, é como se ela se transformasse em refrigerante com álcool.

Essa foi a sensação que tive com a Bacchus e a Baden Baden me fez repensar essa posição: é uma cerveja com características básicas, como o frescor do lúpulo, em segundo plano? É. É essa a intenção da Baden Baden? É!

Até onde eu me lembro, as cervejas mais marcantes da Baden Baden são não ortodoxas. Ela tem uma red ale com cara de barley wine, uma edição de Natal com cara de champanhe, uma cerveja de trigo com tanta canela que anestesia a língua. Se for para lançar uma edição limitada com chocolate, não seria de se esperar uma cerveja delicada como a Old Tom, e sim algo na mesma linha das outras que chamam atenção: abusando do não convencional. 

É um líquido preto, preto e docinho, docinho e cheio, cheio de gás. É uma delícia e não tem muito sódio. (E não é pra toda a família!)

Links:

Um comentário:

Marcos de Sá disse...

Se não der a referência, acho que a galera não entende, haha.

Apanhador Só – Líquido Preto